Hoje no “Educando”, destacamos o ensino da música tradicional madeirense nas escolas da região. Falamos-lhe concretamente dum projeto que começou a ganhar formato em 2002, quando, no decurso de um congresso de professores de Educação Musical, foi proposta a inclusão de uma componente regional no currículo da disciplina de Educação Musical. Assim, instrumentos típicos da Madeira como, por exemplo, a braguinha, o rajão ou a viola de arame, atualmente são ensinados em praticamente todas as escolas da região. O objetivo principal é fazer com que os alunos aprendam a música tradicional de raiz da Madeira. Este projeto que é da responsabilidade do GCEA é destinado ao 1º 2º e 3º ciclo e engloba os vários géneros musicais desenvolvidos ao longo dos séculos na Ilha, desde a música popular à sacra, da música coral à das bandas. A nossa reportagem foi ao GCEA ouvir o Professor Carlos Gonçalves, diretor daquela instituição e Maria João Caires, coordenadora das modalidades artísticas no ensino básico e secundário, sobre este projeto!
► Entrevista
• O ensino da música tradicional madeirense, nas escolas da região, começou a ganhar forma em 2002;
• O grande objetivo;
• Projeto direcionado ao 1º, 2º e 3º ciclo;
• Os instrumentos tradicionais que passam a ser ensinados;
• Os vários géneros musicais englobados;
• A vastidão do Património musical madeirense.
► , Declarações de Abílio Gonçalves (Professor de Educação Musical na escola dos 2º e 3º ciclos de Santo António) a propósito da inclusão de uma componente regional no currículo da disciplina de Educação Musical.
► Alunos e professores da escola do 2º e 3º ciclo de Santo António cumprem o tradicional “Cantar de Reis”.
*Texto escrito conforme o Acordo Ortográfico - convertido pelo Lince.
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