segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Infoedu - dezembro em reportagem




Teve lugar de 5 a 7 de dezembro, no Centro de Congressos do Madeira Tecnopolo o “I Encontro Regional de Educação e I Encontro Internacional de Educação Especial: Percursos com História - dos modos de regulação estatal às ações organizacionais locais.”
Tratou-se de um evento integrado na Semana Regional da Pessoa com Necessidades Especiais, que decorreu de 2 a 11 de dezembro de 2013, organizado pela Direção Regional de Educação, da Secretaria Regional da Educação e Recursos Humanos.
 
O II Encontro Regional da Educação veio dar continuidade ao Encontro do ano anterior, permitindo o aprofundamento das temáticas aí debatidas. Já o I Encontro Internacional de Educação Especial trouxe pela primeira vez à Região autoridades de educação de distintos países, tendo em vista a troca de experiências sobre as políticas públicas de Educação Especial na Europa, no Brasil e na Região Autónoma da Madeira. Esta internacionalização surgiu no âmbito do programa europeu de visitas de estudo a instituições de educação especial, da Agência Nacional PROALV Programa de Aprendizagem ao Longo da Vida, que permitiu à Direção Regional de Educação trazer à Madeira especialistas de renome Internacional provenientes de países como Alemanha, França, Holanda, Macedónia, Eslovénia, Áustria, Grã-Bretanha, Eslováquia, Suécia, Estónia, Grécia, Itália, Letónia, Finlândia, República Checa. Para além destes destacaram-se igualmente investigadores das Universidades do Minho, de Aveiro, de Lisboa, de Pontifícia Universidade Católica do Paraná e representantes de projetos nacionais, como o Projeto Fénix, o Turma Mais e da Escola da Ponte. 
 
Este Encontro destacou-se com três grandes conferências, designadamente "Inclusão e direitos - os uns e os outros", proferida por Laborinho Lúcio, Juiz Conselheiro do Supremo Tribunal de Justiça, jubilado; "Públicos escolares e regulação da educação: Lógicas e processos de agrupamento de alunos entre a homogeneidade e a heterogeneidade", pelo Prof. Doutor Virgínio Sá, da Universidade do Minho e "Direitos humanos, educação e desenvolvimento", pelo Prof. Doutor Carlos Estêvão, da Universidade do Minho.
 
A estas conferências juntaram-se quatro painéis, onde foi abordado a "Convivialidade e ambiente escolar", os "Modos alternativos de agrupamento de alunos", as "Políticas e práticas de educação de adultos em Portugal", os "Exames, rankings, explicações e excelência escolar" e diversas Comunicações sobre as "Necessidades Educativas Especiais na Europa".

 

 






 
     Texto escrito conforme o Acordo Ortográfico - convertido pelo Lince.        
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Sem comentários:

Publicar um comentário