maio em reportagem...
Nos dias 9 e 11 de maio, realizaram-se as provas de aferição destinadas aos alunos do 4.º ano do ensino básico. A reportagem do Infoedu foi à escola dos 2.º e 3.º ciclos dos Ilhéus saber o que os alunos acharam das provas nacionais que visam recolher informação sobre os desempenhos dos alunos nas áreas da Matemática e da Língua Portuguesa. Saiba que, pela última vez, estas provas não foram consideradas para nota, pois, no próximo ano letivo, passam a ter a designação de “prova final” e contarão 25 por cento (%) para a nota final do aluno.
Recentemente, teve lugar a XII Edição do Parlamento Jovem Regional. Esta é uma iniciativa da Assembleia Legislativa da Madeira (ALM) em colaboração com a Secretaria Regional da Educação e Recursos Humanos (SRE) e visa incentivar os jovens para uma participação cívica e política mais ativa. Integrado neste projeto, teve lugar, no dia 16 do corrente, na ALM, a sessão plenária que contou com a presença do presidente da Assembleia, Miguel Mendonça, do secretário regional da Educação e Recursos Humanos, Jaime Freitas, e de cerca de 38 alunos do 3.º ciclo do ensino básico, que apresentaram o projeto de recomendação e as questões dedicadas à temática “A participação Cívica dos Jovens”. Este projeto inspira-se nas regras de funcionamento da Assembleia Legislativa da Madeira, respeitando a autonomia dos jovens em todas as fases da eleição dos seus representantes, desde a escola até à Sessão Plenária.
A SRE, através da Direção Regional de Qualificação Profissional (DRQP), realizou o I Encontro de Centros de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências da Região Autónoma da Madeira (RAM), subordinado ao tema “Desafios e Dinâmicas”. A sessão de abertura decorreu no passado dia 30 de maio, e foi presidida pelo secretário regional da Educação e Recursos Humanos, Jaime Freitas. Este encontro surgiu da necessidade de estabelecer uma estreita ligação entre todos os agentes envolvidos na promoção da aprendizagem e dos saberes adquiridos ao longo da vida, bem como da necessidade de consolidação de partilha de experiências e de boas práticas promotoras de uma cultura de qualidade. No evento, tiveram lugar intervenções sobre temáticas diversas, nomeadamente: “Oito anos de Reconhecimento, Validação e Certificação na RAM”; “Sociedade, crise e reconfigurações: CNO’S mecanismos de qualidade - no processo RVCC na RAM”; “A importância das parcerias locais para a Qualificação/Certificação” e “O Sistema Nacional de Qualificações”.
* Texto escrito conforme o Acordo Ortográfico - convertido pelo Lince.
Sem comentários:
Enviar um comentário