quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Infoedu - dezembro em reportagem


dezembro em reportagem...




A Secretaria Regional da Educação e Recursos Humanos promoveu, em dois dias distintos deste mês, dois concertos da responsabilidade do Gabinete Coordenador de Educação Artística (GCEA), da Direção Regional de Educação. O primeiro realizado pela Orquestra de Bandolins, dirigida pelo bandolinista e professor Norberto Gonçalves da Cruz. O programa escolhido variou entre os temas argentinos e italianos, tendo o concerto terminado com a interpretação de alguns temas bem conhecidos do grande público, ao estilo de celebração da quadra natalícia. Por seu turno, o segundo espetáculo, realizado pelo Coro Juvenil, foi dirigido pela maestrina e professora Zélia Ferreira Gomes. A primeira parte do concerto caracterizou-se como muito intimista, sendo que a maioria dos temas foi interpretada a capella. Na segunda parte, a formação coral foi acompanhada ao piano e pelo quinteto de cordas do GCEA, bem como por alguns alunos da classe de violino da Divisão de Expressões Artísticas.

Ao longo de 2011, lançámos, aos vários clubes de rádio das escolas da região, o desafio de produzirem 15 minutos de emissão no programa Educando, tal qual o fazem nas suas emissões regulares. A aposta foi aceite pelos Clubes de Rádio “GZarco” da Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos Gonçalves Zarco, “Rádio Levada” da Escola Básica e Secundária Dr. Ângelo Augusto da Silva e ainda pelos clubes da Escola Básica e Secundária D. Manuel Ferreira Cabral, de Santana, e Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos Dr. Alfredo Ferreira Nóbrega Júnior. Propomos, nesta edição do InfoEdu, uma pequena ronda pelas várias emissões realizadas e aproveitamos a oportunidade para felicitar todos os locutores de serviço pelos bons desempenhos.

Um outro evento que teve lugar no mês de dezembro foi o 'Natal dos Hospitais'. Para esta iniciativa, contribuem diversas entidades. O GCEA, em representação da Secretaria Regional de Educação e Recursos Humanos,  é responsável pelo alinhamento; a Secretaria Regional dos Assuntos Sociais garante a seleção e o transporte dos doentes até ao recinto; a empresa Delta Som oferece a sonoplastia; o Grupo Pestana cede, gratuitamente, o palco; e a RTP-Madeira expande o público do espetáculo ao levar a sua emissão a muitas mais pessoas. Cerca de 120 artistas solidários atuaram para cerca de cinco centenas de doentes, este ano, no Pestana Fórum (Casino da Madeira). Fica o destaque para a participação dos Banda D'Além, um outro grupo da Educação Especial, o Grupo de Folclore do Santo da Serra, os Mariachi, os Salsinhas D'Abalada, Vânia Fernandes, Luís Filipe e Sandra Dória, bem como João Luís Mendonça.

     *Texto escrito conforme o Acordo Ortográfico - convertido pelo Lince.

Sem comentários:

Enviar um comentário